sexta-feira, 4 de março de 2011

Cores

Segue abaixo um conjunto de dicas para colorir HQs que disponibilizei originalmente em 2009 no fotolog do Lagarto Negro. Espero que sejam úteis para quem está iniciando! Lembrando que essa técnica é para quadrinhos digitais divulgados pela internet, e não é a mais indicada para quadrinhos que serão impressos.


Hoje vou tentar algo diferente! Vou arriscar um tutorial básico sobre cores, dirigido para iniciantes que estão começando a divulgar seus trabalhos com quadrinhos pela internet.

O primeiro painel (acima) mostra algo que deve ser evitado: pontos brancos pela arte.

O segundo painel (acima) mostra o mesmo quadro, mas agora com desenho e cores em camadas diferentes. Reparem que a camada de desenho está em modo normal e a camada de cores está em modo multiply. Isso vai permitir que você pinte seus quadrinhos sobre o traço preto sem conflitos entre a cor e o desenho. A camada onde está o desenho pode continuar no modo normal, sem problema.


Preenchendo primeiro o fundo e depois as demais figuras, os pontos brancos não tem chance! Veja a imagem acima.

Teoria das cores


O ideal é estudar o assunto de forma aprofundada. Aqui exponho apenas uma base inicial, um primeiro passo para a teoria das cores.

Disco Cromático - apresenta as cores em esquema harmônico para percepção humana. As cores são mais harmônicas quando próximas (análogas) no esquema do disco cromático, ou quando opostas no esquema do disco (complementares).

Cores quentes - trazem as imagens para frente.

Cores frias - levam as imagens para o fundo.

Cores neutras - nem frias nem quentes. Cores neutras podem ser frias ao lado de cores frias e podem ser quentes ao lado de cores quentes.

Primárias - cores mais puras, sem misturas.

Secundárias - cores resultantes da mistura de duas primárias.

Cores análogas - estão próximas no esquema do disco cromático.

Complementares - harmonia entre primárias e secundárias, ou as opostas no disco cromático.

obs.: estou usando imagens capturadas na internet, adicionadas a informações novas.


A menos que você seja um grande fã de cores dos gibis da época da Ed. Bloch, deve tomar cuidado para buscar uma boa harmonia entre as cores de seu trabalho. Valendo lembrar que, na época da Bloch, não havia como pintar uma HQ usando as milhões de cores que seu computador pode gerar! Como estamos lidando com cores para material não-impresso, você também não está limitado por preocupações com maquinário de impressão.

Na cena que estamos estudando (logo acima), a cor de fundo escolhida é um verde frio, o motorista e sua camisa são quentes, os demais elementos frios. O motorista é o elemento que deve chamar atenção na cena. A camisa vermelha é complementar ao fundo verde, isso cria alguma harmonia na cena. O verde frio em contato com as cores quentes da pele e camisa do motorista criam um jogo de planos, que destaca o motorista no primeiro plano. Os demais elementos não devem chamar tanta atenção. O foco da cena é a reação que o motorista está tendo.

Talvez o ideal fosse pintar o espelho retrovisor e volante com alguma cor quente, não tão vibrante quanto a camisa vermelha. Então fiz uma nova tentativa.

Termino aqui essa série de dicas. Agradeço a todos que acompanharam até agora! Um abração para todos!

Divulgado originalmente em:
http://fotolog.terra.com.br/lagartonegro:65
http://fotolog.terra.com.br/lagartonegro:66
http://fotolog.terra.com.br/lagartonegro:67
http://fotolog.terra.com.br/lagartonegro:68

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários desastrosos serão apagados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...