terça-feira, 31 de janeiro de 2017

A história em quadrinhos mais antiga conhecida

A história em quadrinhos mais antiga da Holanda é uma carta, escrita por Bernhard van Meurs, o Conde de Meurs, sobrinho do duque Charles de Gelre. Na carta, o Conde é prisioneiro e acusa o tio de não cumprir a promessa de pagar o resgate, conforme prometido.

Tratam-se na verdade de duas cartas, a carta da lua de 26 de setembro de 1493, e a carta do queixoso de 22 de novembro de 1493, e em ambas se faz uso de imagens em narrativa visual com artifício de balões.


Não são conhecidas peças com a mesma utilização de ilustrações e texto que sejam mais velhas, e o que torna esta carta especialmente única é o uso de balões. O tamanho dos originais é 62 x 57 cm. Segue uma tradução meia boca, via Google Translate:

"O alto-nascido príncipe, Sir Charles, Duque de Gelderland, Eu deixei Bernhard, jovem conde Meurs saber: desde que eu agora em breve, há dois anos pela persuasão do Vincent bem-nascidos, Conde de Meurs, meu querido avô, aqui ter colocado em cativeiro para o seu culto como refém por uma soma muito grande de dinheiro, qual você está despedido o seu cativeiro, e desde que seu culto prometi a mim mesmo na presença de pessoas piedosas e sua mão sobre ela fez, para me salvar prazo de dois meses após o que se tornar disponível novamente para aqui em pessoa, que então não é que você tem feito, embora eu muitas vezes pedi por escrito ao seu culto e pedi para ser autorizado a ser demitido, mas vós fizestes até agora nenhum movimento, o que é estranho e ultrajante o suficiente para dizer, e o que eu não você esperava, portanto, escrever e lua agora eu posso usar esta carta aberta uma vez por todas, que você de sua obrigação me satisfaz e no prazo de seis semanas de esta carta libertado aqui e descartar fora do meu custo, sem mais demora, se você possui pessoa novamente dentro desse prazo se juntou aqui e trabalhei minha libertação, como eu prometi isso e prometeu batalha lado, então eu não teria que reclamar sobre você. Peronne escrita, na prisão, no dia 26 de setembro. Para sancionar isso eu colocar meu nome pessoal aqui. Anno 1493.

...................................................................

Deve-se saber que este aviso não era para ajudar ou benefícios. Portanto, escrevo, reclamar e desenho como segue.

Nós, Charles, Duque de Gueldres, prometemos entregar Bernhard, jovem conde Meurs, e liberar dois meses depois de voltar ou se juntar a nós nesta prisão.

Aqui vou eu e se misturam, Bernhard, jovem conde me Meurs ao cativeiro, e o Duque de Gelre indo em sua promessa que me fez olhar.

Eu, Bernhard, jovem conde Meurs, escrevo, pregando e queixo-me, que eu sou fora do favor especial como um amigo nascido no penhor de Duke Charles de Guelders refém e cativeiro ter ido para ele nas mãos do Sr. Cordes de tal forma que o duque de Gelderland iria me salvar prazo de dois meses depois, ou se voltaria para o cativeiro, onde a batalha mão, em vez de uma cama, eu prometi e verbalmente prometeu a promessa que não cumpriu, apesar muitos pedidos, até o segundo ano já terminou, então eu também dele com a minha carta aberta lua observou escrito e pediu para tornar-se disponível e para me libertar, como havia prometido e evento muito atrasada, que tudo o que ele tem batido pouco oito e ele tem pouco para atrair, e é por alguém para alienar a maior parte de seu nome de família e que ele era um tal disposição e fraqueza preza, e que a grande lealdade e amizade, que pode ser difícil em outros lugares maiores não foi achado mover para me entregar a ele, e ele finalmente chegou que eu tenho que escrever sobre ele vergonhosa, mal e desonrosa, falando e desenho, por isso peço a todos os príncipes, condes, senhores, cavaleiros e cidades em que posição em que estão, ou notificar duque acima mencionado e chamar a atenção de que sua honra deve se lembrar de manter sua promessa e livra-me, para que eles me ajudaria pobre prisioneiro. Isso eu gostaria de recompensar cada homem um favor em troca. E descrito em Péronne em cativeiro depois de 22 de novembro de 1493."

Saiba mais em: https://www.lambiek.net/dutchcomics/1800.htm

Gostou dessa? Comente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários desastrosos serão apagados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...